“É fundamental que o membro do Governo responsável pela área da juventude tenha uma grande abertura e, sobretudo, esteja muito próximo dos jovens”, palavras de Janira Hopffer Almada, três meses após assumir a pasta da Juventude, falando sobre os projectos em carteira para a camada juvenil cabo-verdiana.
Para Janira Hopffer Almada, liderar a pasta da Juventude, enquanto jovem, significa um grande desafio e constitui uma oportunidade de poder corresponder aos anseios dos jovens e de responder aos apelos que os mesmos lhe têm feito há já algum tempo. “Sinto que a juventude cabo-verdiana tem uma grande abertura para comigo e tenho tido muito apoio por parte dos jovens. Acredito que o facto de eu ser jovem esteja a ajudar. Eu definiria o que sinto por liderar esta pasta como a possibilidade de poder ajudar os jovens cabo-verdianos, mas contando também com o seu apoio”, afirma.
Proximidade com os Jovens
“Eu sempre defendi, e acreditei, que é fundamental que o membro do governo responsável pela área da juventude tenha uma grande abertura e esteja muito próximo dos jovens”, avançou a ministra da Juventude. “Eles devem ser envolvidos e têm de ser ouvidos quando as medidas de política estejam em fase de implementação, porque há sempre as que podem ser recentradas e as que podem ser mais focalizadas e reforçadas”, acrescenta.
Logo após assumir a pasta da Juventude, Janira Hopffer Almada decidiu que era indispensável manter conversas abertas e directas com os jovens, em todos os pontos do País e da diáspora, e tem estado a fazê-lo, há já algum tempo. Embora ainda não tenha ido a todos os concelhos, a intenção é “cobrir” todo o Cabo Verde.
Nestas conversas, adianta a Ministra, as maiores preocupações manifestadas pelos jovens têm a ver com as suas oportunidades de inserção económica e social, com o pagamento de propinas, seja no ensino superior, seja no ensino secundário. A titular da pasta da Juventude explica, ainda, que durante os encontros com os jovens tem realçado as novas possibilidades que o país tem oferecido, pois devido a alguma falta de informação, alguns deles não têm podido beneficiar destas mesmas oportunidades.
Entretanto, JHA lembra que as medidas de política para a juventude vêm sendo implementadas, desde 2001, quando este Governo assumiu o poder, ressalvando que essas medidas são transversais e multi-sectoriais. Vários departamentos governamentais têm medidas direccionadas para os jovens, até porque os jovens são o eixo central do desenvolvimento económico e social do país.
Projectos em carteira
O Ministério da Juventude tem vários projectos importantes para a camada juvenil, nomeadamente o de inserção económico-social dos jovens, através do qual se vem auxiliando muitos jovens no pagamento de propinas, e ajudando-os no desenvolvimento de projectos para a promoção do seu auto emprego, de acordo com a Ministra.
Todos os investimentos feitos pelo Governo na área da educação, com as escolas secundárias, com a formação de professores e com os apoios e subsídios que têm sido atribuídos pelo extinto Instituto Cabo-verdiano de Acção Social Escolar (ICASE) agora Fundação, têm em vista o apoio aos jovens cabo-verdianos, lembra a ministra, acrescentando que os apoios que têm sido dados para a construção de campos relvados e placas desportivas têm em vista a beneficiação dos jovens. Ainda realçou o Programa de Estágios na Administração Pública e os do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) que visam ajudar os jovens a se inserirem no mercado de trabalho.
As praças digitais, que têm sido inauguradas, em vários Concelhos do País foram pensadas, essencialmente, para que os jovens pudessem ter acesso a mais informação e conhecimento. A Agência de Desenvolvimento Empresarial e Inovação (ADEI) é outra aposta do Governo para a Juventude, que visa, fundamentalmente, estimular o empreendedorismo, com uma especial incidência na camada jovem.
O Programa Nacional de Voluntariado é um dos projectos do Ministério da Juventude, que conta com o forte apoio das Nações Unidas, para que cada jovem possa ter uma maior e melhor inserção na sua comunidade.
No que se refere ao Associativismo Juvenil, a ideia é formar lideranças de forma a promover uma maior integração das comunidades mediante a resolução oportuna e conveniente dos problemas que as afligem e, desta feita, melhorar as condições de vida dos próprios jovens.
Janira Hopffer Almada avança que “neste momento, há uma série de projectos que estão a ser implementados, como é o caso das vagas facultadas pelo Ministério da Juventude, em termos de formação profissional no país e no exterior. Além disso, têm sido abertos mais Centros de Juventude e Telecentros com o intuito de permitir aos jovens terem um espaço de lazer, para que possam trocar opiniões, fazer formações e, sobretudo, discutir as suas ideias e expor as suas conclusões.”
O Sistema Nacional de Bolsas de estudos é outro projecto que o Governo está, neste momento, a estruturar. Este projecto visa apoiar os jovens carenciados no ingresso no ensino superior. “É fundamental conseguirmos enquadrar mais jovens no sistema do ensino superior, auxiliando os mais vulneráveis e os mais carenciados que não poderão aceder a esse nível de ensino se não tiverem esse apoio”, realça Janira Hopffer Almada.
No que tange aos projectos virados para o intercâmbio juvenil, “o Governo tem interesse em promovê-los, até porque Cabo Verde é um arquipélago, constituído por 10 ilhas (uma desabitada) é fundamental que os jovens da Praia possam conhecer São Vicente e os jovens de Santo Antão possam conhecer São Nicolau, por exemplo. É essencial a promoção desse intercâmbio para a troca de experiências e de informações”, explicou a Ministra, anunciando, para breve, a inauguração da primeira Pousada de Juventude, a localizar-se no Porto Novo, na ilha de Santo Antão.
As Pousadas de Juventude são assumidas como um instrumento estratégico, que possibilita e incentiva o intercâmbio e a mobilidade juvenil, que permite conhecer outras realidades, regiões, pessoas e culturas, facilitando o acesso dos jovens a actividades de carácter cultural, desportivo, de lazer ou de contacto com a natureza. De referir que o Ministério da Juventude já está a trabalhar na identificação de espaço, para a montagem de uma segunda Pousada da Juventude, na ilha de Santiago.
Empreendedorismo jovem
Segundo Janira Hoffer Almada, existe o projecto de inserção económico e social dos Jovens, através do qual o Governo tem estado a apoiar os jovens na promoção do seu auto-emprego. Acrescenta, ainda, que neste momento, existe um grande projecto em curso, que é o “Emprego Jovem e Coesão Social”. Este projecto é financiado pela Cooperação Espanhola, através do Gabinete das Nações Unidas, e visa fundamentalmente estimular o empreendedorismo dos jovens. É um projecto muito importante, orçado em um milhão e quinhento mil dólares, que já se encontra em fase de execução. Tem como objectivo a concessão de mais oportunidades aos jovens empreendedores, o reforço das instituições de micro-crédito para uma maior capacidade de resposta a favor dos jovens, num trabalho articulado com instituições que lidam com os problemas dos jovens.
“Nós temos jovens muito criativos e, sobretudo, com muita vontade de contribuir para o desenvolvimento do país. Mas, muitas vezes, esses jovens que já fizeram a sua formação, não têm 100 ou 200 mil escudos para iniciar o seu negócio e promover o seu auto-emprego”, frisou Janira Hopffer Almada, justificando a decisão do Governo de criar no futuro, como uma nova resposta, o fundo de financiamento de pequenos negócios. Os primeiros passos para a implementação deste projecto já foram dados com a análise, em sede de Conselho de Ministros, do projecto que cria a sociedade de garantia mútua.
Ainda no âmbito do empreendedorismo e do emprego jovem, o Governo tomou a importante medida, no Orçamento Geral do Estado de 2010, de isentar do pagamento do IUR, nos três primeiros anos, as empresas criadas por jovens - uma medida que contribui para estimular a criação de pequenas e médias empresas e impulsionar o empreendedorismo juvenil. Isto tudo porque o Governo quer uma juventude dinâmica e empreendedora, uma juventude que não se identifique com a postura ou a atitude “de esperar que as coisas aconteçam”.
Enquanto jovem e Ministra da Juventude, Janira Hopffer Almada deixa a seguinte mensagem à camada juvenil cabo-verdiana: “Podem contar comigo, mas eu conto também com todos os jovens de Cabo verde para, juntos, fazermos um trabalho melhor para o futuro da juventude Cabo-verdiana”.
0 comentários:
Postar um comentário