quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Juventude a alcoolismo: um problema social


O alcoolismo é um grave problema que atinge a sociedade como um todo. Mas, é o crescimento do alcoolismo entre os jovens que preocupa a sociedade atualmente.

Pesquisas e estudos mostram que os jovens estão bebendo mais e cada vez mais cedo. O hábito da bebida entre os jovens tem diversas origens. Há o apelo da mídia, com propagandas chamativas e bem elaboradas, na TV e na internet, incentivando o público jovem a consumir bebidas alcoólicas. 

Há a crença do próprio jovem de que a bebida é a coisa de adulto, que dá coragem, que ajuda a disfarçar ou a vencer a timidez. E há, também, os jovens que bebem para serem aceitos em um grupo ou para conquistarem alguém ou manterem um relacionamento.

Independente do motivo, a bebida pode causar dependência e isto traz conseqüências para os jovens, como o aumento da violência, o baixo rendimento escolar, o aumento de acidentes de trânsito e problemas de relacionamento.

O problema do alcoolismo entre os jovens é algo grave e que exige um enfrentamento imediato. Instituições governamentais, ONGs, igrejas e as famílias devem unir-se para informar os jovens sobre os efeitos danosos do alcoolismo. Campanhas institucionais, palestras em escolas, a a criação de centros de reabilitação para dependentes são exemplos do que pode ser feito para afastar este perigo da nossa juventude.

Postagens Relacionadas:

0 comentários:

Postar um comentário