A ministra da Juventude, Emprego e Desenvolvimento dos Recursos Humanos, Janira Hopffer Almada, presidiu, esta quinta-feira, ao acto oficial de encerramento de quatro Cursos de Formação Profissional, no CEFP do Sal, no âmbito de parcerias entre o Centro e outras instituições.
Cerca de 25 jovens e adultos terminaram a formação em diversos cursos como Guia Turístico, Formação Pedagógica Inicial de Formadores, Contabilidade Geral e Atendimento e Orientação ao Cliente, o que para a ministra significa um ganho visto que a formação profissional já conquistou o seu espaço e está a fazer ramificações positivas na sociedade cabo-verdiana.
No que diz respeito à taxa de empregabilidade da formação profissional, a governante apontou que a nível nacional a taxa é de 80%, mas que na ilha do Sal a mesma é de 85%, o que representa um facto de incentivo às políticas de formação do Governo.
“Nestas vinte e uma acções de formação, 85% das pessoas que as fizeram já têm o seu trabalho, emprego ou acesso aos seus rendimentos, exceptuando as pessoas que foram capacitadas e formadas para trabalharem na unidade hoteleira recentemente inaugurada”, disse a ministra.
Aproveitando ainda a estadia na ilha, Janira Hopffer Almada visitou outros projectos, com destaque para o projecto “Nos kasa” em Santa Maria, que trabalha com as crianças de rua e o projecto “Integrar para não Entregar” desenvolvida pela Associação Chã de Matias em parceria com o ministério.
IV/Ocean Press
0 comentários:
Postar um comentário